Dicas de Segurança
Em caso de dúvida, entre em contato via e-mail ou telefone. Nunca compre com desconfiança.
“Caso você tenha sido vítima de calúnias, difamações, ou informações fraudulentas, e não disponha de valores para contratar um perito digital, você pode ingressar judicialmente de duas formas, a primeira, é na esfera penal, fazendo um B.O, e registrando a queixa crime, se aquele que realizou o crime for funcionário público ou funcionário de alguma empresa, ele poderá perder o emprego, outra grande vantagem deste tipo de ação é que você praticamente não terá custos, e é muito difícil você perder o processo já que existem milhares de casos com condenações similares, a segunda hipótese(se possível faça as duas), é ingressar na esfera cível, cobrando uma indenização, mas adianto que você deve preferir a citação por diário oficial, o custo é na casa dos 3 mil reais, mas a parte reclamada não precisa ser citada por carta, e assim, se a reclamada não acompanhar o processo, com a revelia imediata, é fato que esta, terá saldo de conta bloqueado, você através de um advogado, pode solicitar em petição um bloqueio, até captar o valor, e se a parte for casada, o marido ou esposa, também tem a conta bloqueada, funciona, e sai mais barato que gastar com perícia, bom fica a dica.” Prof. Cláudio Marcellini
Mais 9 dicas para você não cair em golpes pela web:
- 1 - Verifique antes de comprar se a "loja" é homologada, se possui CNPJ, certificado digital, ou seja, se possui autorização formal para funcionamento. Existem milhares de "lojas" virtuais praticando E-Commerce e poucas são homologadas.
- 2 - Tente saber mais sobre a empresa. Solicite seu CNPJ, telefones, procure referências reais, muita coisa publicada na web é bobagem e pode ser manipulada, tanto para o bem como para o mau.
- 3 - Atenção aos produtos oferecidos. Verifique se os mesmos possuem garantia do fabricante e da empresa que os vende, solicite numeração de lote para consultar junto ao 0800 do distribuidor ou fabricante para saber se aquele produto realmente é autêntico, bem como identificar se o mesmo foi importado legalmente. Produtos cm importação irregular não possuem assistência técnica no Brasil. Coloque em negrito "importação irregular".
- 4 - Verifique junto ao fabricante do produto ou seu distribuidor se a loja virtual realmente compra com dele e se a mesma é cadastrada.
- 5 - Dê preferência a pagamentos para pessoa jurídica Ltda. Caso algo de errado aconteça, a empresa terá condições de responder.
- 6 - Nos pagamentos via boleto bancário, preste atenção à razão social da empresa. Dê preferência a empresas Ltda. ou S.A. Na dúvida, consulte seu banco antes de efetuar o pagamento do boleto, confira sua autenticidade ou mesmo se a empresa cedente possui pendências.
- 7 - Pergunte SEMPRE se a garantia será com a "loja" ou com o fabricante. Empresas com importação regular comercializam produtos com garantia junto ao fabricante em todo território nacional. Portanto, desconfie das empresas que informam que a garantia é de responsabilidade da "loja".
- 8.Prefira pagamento via cartão de crédito, se algo der errado, você pode cancelar a compra junto a sua operadora.
- 9. Exija NOTA FISCAL!
Toda mercadoria importada deve apresentar DI e LI.
Verifique antes de comprar.
Assista algumas dicas em Vídeos abaixo:
Dica da TV Cultura/UniSantos
Dica da TV Cultura/UniSantos de E-Commerce
Dica de e-mail com vírus
Dica da Band sobre E-Commerce