"A internet chegou no Brasil a cerca de 20 anos, mas apenas na última década, com a expansão da banda larga, um número considerado de internautas puderam descobrir as inúmeras possibilidades que a web oferece.
Hoje, com um crescimento exponencial, potencializado pelo acesso a web via mobilie, mais da metade da população, usufrui de acesso a internet.
Entretanto, mesmo com a expansão da banda larga, criação de "laboratórios de informática municipais", crédito para compras de computadores, o conhecimento adequado para o acesso otimizado, não evoluiu. Faça uma pesquisa, e perceberá que a grande maioria das pessoas enxerga a internet, apenas como um canal de entretenimento, facebook, redes sociais...
Inclusão Digital, não se resume, ao acesso a internet ou ao acesso a computadores, mas sim, ocorre definitivamente, quando é observada melhora significativa, em um nicho da sociedade, com o uso da tecnologia da informação.
É comum, visualizarmos a expressão "Inclusão Digital", de forma equivocada, em prefeituras, com a finalidade de promover cursos de informática.
Quando você acessa internet na rua, quando você é instruído a usar um aplicativo ou programa (ex: Microsoft Office), isso nada mais é do que informática.
André Bandeira discute ações para inclusão digital no município
Vereador recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira, 23, empresários para debater projetos de inserção de pessoas com deficiencia no universo digital.
Na tarde desta quinta-feira, 23, o vereador André Bandeira (PSDB) recebeu em seu gabinete a visita dos empresários Claudio Marcellini e José Luiz A. Henriques para discutir ações que insiram as pessoas no universo digital, principalmente as com algum tipo de deficiência ou limitação, idosos ou com alguma mobilidade reduzida.
“A inclusão digital pode proporcionar aos usuários o exercício da cidadania na sociedade em que vivemos, porque todos nós temos direito ao acesso à comunicação e à informação”, enfatiza o vereador.
Segundo os empresários incluir uma pessoa digitalmente não significa apenas "alfabetizá-la" em informática, mas fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê-lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.
Para tanto, os projetos, ações e iniciativas apresentadas têm como objetivo promover o uso da internet e outras tecnologias da informação e comunicação com base na ampliação da disponibilidade de acesso, o incentivo ao desenvolvimento e à disponibilização de conteúdos que atendam aos requisitos de acessibilidade, usabilidade e inclusão além da capacitação da população e dos profissionais que atuam diretamente no atendimento aos cidadãos, de modo a gerar interesse por tais tecnologias e despertar a confiança nesses potenciais usuários.
Texto: Assessoria do vereador
Segue alguns links de vídeos de projetos de prefeituras:
Confira ao vivo imagens dos projetos de Inclusão Digital em andamento, digite seu login e senha.